O principal objetivo do programa de tratamento motor oral completo é desenvolver o uso positivo e agradável da boca em todos os aspectos.

O foco do tratamento é desenvolver o uso adequado da boca para exploração, brincadeiras com sons e o máximo possível de alimentação oral.

Comida e líquidos não são essenciais para o programa, no entanto, (especialmente nas fases iniciais) e não podem ser incluído em todos eles, se a criança tiver distúrbio grave de deglutição.

As estratégias de tratamento oferecem oportunidades para o desenvolvimento da consciência sensorial, percepção e discriminação no interior da boca e do uso de movimento oral para explorar e compreender o mundo dos brinquedos, roupas, partes do corpo, sons, alimentos e líquidos.

Os alimentos e líquidos podem ser introduzidos para propiciar odores, sabores, temperaturas e provocar movimentos orais específicos quando a criança é clinicamente capaz de lidar com eles. O tratamento sempre visa os efeitos da boca com relação à alimentação, assim como para os sistemas fisiológicos que influenciam a boca.

Orienta-se também para a boca como parte da criança como um todo, que faz parte de uma família, também como um todo! A alimentação oral é subproduto de um programa global e não o objetivo principal. Como resultado, há uma sensação contínua de ganho e de realização ao longo do programa, que não diminui por causa da lentidão de aquisição de habilidades orais para alimentação.

O tratamento motor oral abrangente fornece suporte para a criança e a família, onde quer que estejam no caminho entre a sonda alimentar e a alimentação oral.

Orientar as crianças na transição da alimentação por sonda para a alimentação oral é um processo que envolve muitas etapas e muitas considerações. Em geral, não é uma proposição do tipo ou sonda alimentar ou alimentação oral.

A maioria das crianças desenvolve habilidades de seu próprio ponto de partida nesse espectro.

Os tratamentos permitem-nos saber se e com que rapidez elas ir em frente. O estado de saúde, o crescimento e o desenvolvimento de habilidades orais determinam o caminho percorrido ao longo desse espectro. Algumas crianças permanecem com alimentação por sonda por longos períodos, mas precisamos continuar a desenvolver as habilidades orais para exploração, deglutição e higiene oral.

Algumas crianças ingerem alimentos sólidos por via oral e continuam a receber líquidos pela sonda. As habilidades bucais para mastigar e engolir precisam ser desenvolvidas ou mantidas.

Outras crianças passam para a alimentação oral durante o dia, com algum suplemento de nutrientes durante a noite.

Outros ainda vão completamente para a alimentação por via oral. Quando o objetivo e componente do programa dos terapeutas é apenas a alimentação, eles restringem o alcance do programa e eliminam muitos aspectos de programação que são essenciais para ajudar o progresso da criança.

O resultado pode ser frustração da criança, dos pais e do próprio terapeuta. O tratamento motor oral abrangente apoia a criança em qualquer ponto do espectro.

O sucesso do programa de tratamento do motor oral (completo) não é medido pela progressão da criança para a alimentação total por via oral.

É medido pelo surgimento ou aumento da capacidade de a criança apreciar a boca e usá-la para a exploração com consciência sensorial e discriminação.

Mede-se o crescimento de uma criança comunicativa que usa vocalização, sons e gestos para interagir com outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.